Duvidas Comuns Sobre Impermeabilização

Duvidas Comuns Sobre Impermeabilização

O que é Impermeabilização e por que impermeabilizar

Atualizado em 11/01/2021

Objetivo da Impermeabilização.

 

 A impermeabilização na construção civil tem como objetivo impedir a passagem indesejável de águas, fluídos e vapores, podendo contê-los ou dirigi-los para o local que se deseja, permitindo a habitabilidade e funcionalidade da construção civil, também deve proteger a edificação de inúmeros problemas patológicos que poderão surgir com infiltração de água, já que uma grande quantidade de materiais constituintes da construção civil sofre um processo de deterioração e degradação, quando em presença dos meios agressivos da atmosfera.

 

 

 

A Importância da Impermeabilização

A impermeabilização não é analisada com a devida importância por parte de alguns engenheiros, construtores, arquitetos, projetistas e impermeabilizadores, como consequência, a infiltração de água acarreta uma série de consequências patológicas como corrosão de armaduras, eflorescência, degradação do concreto e argamassa, empolamento, bolhas em tintas, curtos-circuitos etc.

 

 

 Para se ter uma ideia do montante dos gastos de recuperação e manutenção de obras, existem estimativas que superam 2,5% do PIB, algo em torno de US$138bilhões de dólares anuais. Em muitos casos a origem é devido à ausência ou inadequada impermeabilização.

 

Pelas razoes descritas acima entendemos a importância e a necessidade da impermeabilização em edificações, por esses motivos que devemos sempre contratar profissionais competentes e especializados para a aplicação do material impermeabilizante, por mais simples que este possa parecer.