Dicas para prevenir infiltrações em períodos de chuva

Dicas para prevenir infiltrações em períodos de chuva


Atualizado em 02/07/2020

As infiltrações, principalmente nos períodos de chuva, causam dores de cabeça para muitas famílias. Sendo assim, é comum que pessoas tenham dúvidas, como, por exemplo: “Como faço para prevenir as infiltrações antes que o pior aconteça?”.

Se esse é um problema constante na sua residência, ou simplesmente você não quer sofrer com esse incômodo no futuro, leia este conteúdo até o final. Nele apresentamos 4 dicas para você prevenir infiltrações nos períodos mais chuvosos.

Para prevenir infiltrações, inicie os reparos antes dos períodos mais chuvosos

A primeira dica é referente aos reparos necessários. Muita gente começa a se preocupar quando o problema acontece, e isso não é o mais certo a se fazer, principalmente quando falamos de infiltrações.

 

Portanto, antecipe-se e invista na prevenção. Antes dos períodos mais chuvosos da sua região, faça os reparos necessários em todos os locais que podem ter sérios problemas com infiltrações.

 

Lembre-se: é muito melhor prevenir do que remediar.

 

 

Fique atento as portas e janelas

As portas e janelas são as que, na maioria das vezes, têm maiores problemas com as infiltrações. Isso porque elas estão expostas as águas da chuva e, quando não vedadas da forma correta, podem causar muitas dores de cabeça.

 

Nunca sabemos onde pode existir uma infiltração, isso é fato. Porém, para a prevenção, o ideal é contar com profissionais especializados para analisar as estruturas e verificar se não há falta de acabamento ou má vedação nas portas e janelas.

Não deixe pontos com acúmulo de água

Sabe aquele acúmulo de água em alguns ambientes da residência? Pois então, eles podem identificar sérios problemas de infiltrações. Sendo assim, quando verificar que existe pontos específicos com água parada depois das chuvas, dê uma atenção maior.

 

Quando o problema é resolvido antes de acontecer, os gastos e a mão de obra são bem menores. Agora, se você deixar que as infiltrações se propaguem, pode ter certeza que o tempo de reparo será maior e, consequentemente, os custos também.

Aplique os impermeabilizantes adequados para cada tipo de superfície

Está totalmente errado quem pensa que os impermeabilizantes são universais e servem para todos os tipos de revestimentos, como lajes, paredes e pisos, por exemplo. Na verdade, existe o adequado para cada tipo de superfície, e isso precisa ser seguido.

 

Portanto, fique sabendo que existem dois tipos de infiltrações: as ascendentes, ou seja, originárias do piso, e as causadas pela chuva, canalização ou condensação, que acabam comprometendo o teto e as paredes da residência internamente.

 

Cada uma necessita de uma impermeabilização específica, e você precisa ter muita atenção com isso na hora de contratar o serviço de um profissional especializado em solucionar os problemas de infiltração.