Quer se tornar um bom síndico? Veja os 6 passos que deve seguir!

Quer se tornar um bom síndico? Veja os 6 passos que deve seguir!


Atualizado em 02/07/2020

Diferente do que muita gente pensa, ser um bom síndico requer bastante conhecimento, criatividade e, principalmente saber lidar com imprevistos e demandas complexas.

Para ter sucesso, é necessário saber quais ferramentas e estratégias utilizar, pois, caso contrário, a falta de organização e as reclamações dos condôminos serão constantes e evolutivas.

Então, para se tornar um bom síndico é necessário: limitar os horários, conhecer a legislação, caprichar na organização, agir com criatividade, estar sempre atento com as manutenções e manter uma boa comunicação com os condôminos.

Explicamos cada passo no conteúdo, confira!

Limite os seus horários

Ser síndico é um trabalho, e você precisa estar ciente disso. Os moradores não poderão contar com você 24 horas por dia, é inviável, até porque todos temos uma vida com o lado pessoal e profissional.

 

Saiba separar isso. Uma boa dica é limitar os horários de trabalho. Por exemplo: das 8h ao meio dia e das 14h às 19h. Claro que em casos extremos a sua presença é necessária, mas tenha claro na mente que isso não pode acontecer sempre.

 

Conheça a legislação

O síndico que não conhece as Leis e a Convenção Condominial não terá sucesso. É impossível fazer a gestão de um condomínio sem saber o que é certo, errado, possível de aplicar etc.

 

Então, caso você não saiba quais são as principais Leis, estude! Nunca é tarde para aprender, e o ideal é começar o quanto antes para que problemas não aconteçam e prejudiquem a sua autoridade.

Organize-se

Organização é a chave para o sucesso de um síndico. Quem não se organiza, dificilmente conseguirá executar as ações com maestria. Já pensou perder uma reunião de condomínio porque simplesmente esqueceu? É, sem dúvidas não seria nada bom.

 

Portanto, utilize ferramentas para se organizar e anote todas as demandas recorrentes que precisa fazer. Assim fica muito mais fácil de aumentar o índice de assertividade para se tornar um bom síndico.

Aja com criatividade

Muitas profissões precisam de criatividade, como é o caso dos publicitários, arquitetos, artistas, estilistas e roteiristas. Mas, saiba desde que já que para ser um síndico é necessário utilizar a criatividade também.

 

Não é fácil administrar um condomínio onde diversas pessoas com ideias diferente residem. É comum que aconteçam discussões e descontentamentos, porém, quando o síndico age com criatividade, as chances disso acontecer despencam.

 

Então, busque sempre pensar fora da caixa. Pesquise e traga novas ideias para a melhoria do condomínio. Fazendo isso, pode ter certeza que os moradores saberão a sua importância para a evolução do condomínio.

Esteja sempre atento com a manutenção

As manutenções são imprescindíveis para um condomínio, sabe por quê? Quando não feitas, causam não só o descontentamento dos moradores, mas sim o aumento dos gastos.

 

“Como assim? Aumento dos gastos?”.

 

Isso mesmo. Se você deixa meses o jardim parado, sem manutenção, terá que gastar muito mais para consertá-lo. É a mesma coisa com as tubulações, os elevadores, os portões, as lajes, os pára-raios, as infiltrações, as trincas, o sistema de segurança etc. 

Sendo assim, fique atento com a manutenção. Se possível, contrate profissionais especializados em cada função para revisar e manter os equipamentos em funcionamento. Não deixe estragar para procurar ajuda.

Capriche na comunicação com os condôminos

Se você quer se tornar um bom síndico, saiba que precisa investir na comunicação com os condôminos. São eles que vivem o dia a dia no condomínio e elegem um responsável para cuidar de todas as questões.

 

Portanto, converse com todos, tenha empatia e não esqueça de demonstrar autoridade. É importante aliar os dois pontos, para não parecer que você não entende do que está falando.

Conclusão

Realmente gerenciar um condomínio não é uma das tarefas mais fáceis. Porém, se você quer se tornar um bom síndico, saiba que é preciso começar a seguir esses passos o quanto antes.

 

Se você quiser receber notificações de novos conteúdos como esse, assine nossa newsletter.